LARANJINHAS

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
LARANJINHAS

Comissários de Pista e Amigos


    Bandeiras Significado e Mostragem

    Sansão
    Sansão
    Admin
    Admin


    Dragão
    Data de inscrição : 29/10/2008

    Bandeiras Significado e Mostragem Empty Bandeiras Significado e Mostragem

    Mensagem  Sansão Qui Set 03, 2009 6:28 pm

    As bandeiras utilizadas pelos comissários de pista poderão ser apresentadas fixas ou agitadas. A apresentação de uma bandeira “agitada” reforçará e acentuará o seu significado.

    Bandeiras Significado e Mostragem Amarela
    Bandeira amarela: Indica sinal de perigo. O motivo dessa sinalização poderá ser temporário ou definitivo. Qualquer que seja o carácter de uma situação de perigo, este será indicado por esta bandeira. A sua apresentação de forma agitada indicará que a tal situação existe no sector imediatamente seguinte ao posto em que estiver a ser mostrada. A fim de sinalizar para os pilotos um novo perigo que vier a se apresentar no mesmo sector, e sobre o qual eles não estejam cientes, deverá ser apresentada agitada durante duas voltas ou até a situação estar resolvida. Em seguida, deverá ser mostrada imóvel durante outras duas voltas, após o que será retirada, mesmo que o obstáculo não possa ser removido. Quando necessário, os pilotos deverão ser instruídos com as mãos ou com bandeiras, de modo que se mantenham no lado da pista que não estiver obstruído. Se a obstrução for muito séria, mas não o suficiente para justificar a paragem total da prova, um mesmo posto deverá mostrar duas bandeiras amarelas para sinalizar o perigo. Da mesma forma, estas serão apresentadas se a pista estiver completamente obstruída, até o momento em que o director de prova tenha as condições adequadas para a interrupção da prova ou a situação ser resolvida com o decorrer da prova. A fim de permitir aos pilotos procederem com tempo suficiente para a paragem necessária, decorrente da existência de um obstáculo no sector onde a bandeira amarela esteja a ser apresentada, o posto anterior deverá apresentar um sinal de pré-aviso, sob a forma de uma bandeira amarela fixa. O sinal de pré-aviso anterior às duas bandeiras amarelas agitadas será dado através de duas bandeiras amarelas fixas. No caso de haver destroços de um acidente que tenha ocorrido entre o posto anterior e o seu posto, o comissário deste deverá apresentar igualmente a bandeira amarela. Se o seu sector estiver completamente desobstruído e desimpedido, o posto posterior àquele em que a pista estiver obstruída deverá apresentar a bandeira verde, a mostragem desta bandeira fixa ou agitada depende de a prova ser de carros ou motas sendo a mostragem da bandeira verde em motas fixa. Os pilotos deverão, imediatamente após terem passado por uma bandeira amarela, apresentada fixa ou agitada, manter suas respectivas posições, e não fazer manobras de ultrapassagem, senão depois de terem transposto uma bandeira verde.

    Bandeiras Significado e Mostragem Oleo
    Bandeira amarela com listas vermelhas: Significa falta de aderência. Indicará aos pilotos que a aderência na pista deteriorou-se subitamente na zona posterior à bandeira. A utilização mais frequente dessa bandeira destinar-se á a sinalizar situações em que óleo lubrificante tiver sido derramado na pista ou detritos espalhados que possam comprometer a aderência. Entretanto poderá ser igualmente mostrada para informar aos pilotos da existência de uma poça de água grande o suficiente para provocar “aquaplaning”, ou após uma chuva localizada apenas num sector do circuito, em que os pilotos estarão para passar de um piso seco para um piso molhado.

    No sector posterior a essa bandeira, não será necessário apresentar a bandeira verde.

    Bandeiras Significado e Mostragem Vermel10
    Bandeira vermelha: Indica que a corrida ou treino foi interrompido. Essa bandeira deverá ser apresentada em todos os postos de sinalização, desde que o director de prova venha a decidir pela interrupção. Indicará que todos os pilotos devem parar de competir, diminuir a velocidade e se dirigir ao local previsto no regulamento particular ou “briefing”, ou àquele indicado pelos comissários. Enquanto estiver a ser mostrada, serão proibidas as ultrapassagens, e essa infracção será punida pelos comissários desportivos, com as penalizações previstas no regulamento.

    Bandeiras Significado e Mostragem Verdea
    Bandeira verde: Significa fim de alerta. Deverá ser utilizada nas seguintes situações: Logo após o final da zona de perigo, assinalada pela bandeira amarela; Circunstancial-mente, poderá também indicar a partida para a volta de aquecimento ou início de uma sessão de treino, por ordem do director de prova.

    Bandeiras Significado e Mostragem Brancai
    Bandeira branca: Indica a presença de um veículo lento e/ou veículo de serviço na pista. Através dela, os pilotos deverão ser informados de que estão a ponto de ultrapassar um veículo que está a deslocar-se a uma velocidade muito inferior àquela dos seus veículos de competição.

    Deverá ser apresentada, quer quando um veículo de serviço entrar na pista, quer quando um veículo de competição se deslocar em velocidade reduzida. Deverá ser mostrada desde o momento em que o veículo lento passar pelo posto de sinalização, até o momento em que ele alcançar o posto seguinte. Depois disso, deverá ser apresentada imóvel durante o tempo em que o veículo percorrer o sector do posto posterior, e deverá ser retirada assim que o veículo transpuser este último. O responsável pela entrada de um veículo de serviço na pista deverá assegurar-se de que o posto anterior ao local em que ocorreu essa entrada, tenha sido devidamente avisado da situação. Se um veículo parar na pista, mesmo sendo de serviço, as bandeiras brancas deverão ser substituídas imediatamente pelas bandeiras amarelas.

    Bandeiras Significado e Mostragem Azulr
    Bandeira azul: Indica ao piloto que será ultrapassado por um ou por vários veículos mais rápidos. O piloto para quem tiver sido mostrada, deverá dar passagem imediatamente, sob pena de ser punido pelos comissários desportivos. Não será necessária a sua apresentação, quando:

    No decorrer da primeira volta da prova, quando os veículos ainda estiverem agrupados; Dois ou mais veículos de possibilidades muito semelhantes estiverem muito próximos, disputando posição por várias voltas; Um veículo manifestar para outro o facto de que ele será ultrapassado (seja se afastando para a lateral da pista, seja fazendo gestos com a mão dessa sua intenção, ou seja, por qualquer outro meio); A bandeira amarela estiver presente (proibição de ultrapassagens).

    Será imperiosa a apresentação da bandeira quando:

    Ocorrer a obstrução caracterizada da ultrapassagem;

    Os veículos mais lentos estiverem a ponto de ser ultrapassados pelos veículos dos líderes da corrida;

    Um veículo rápido, após uma largada má ou paragem nas “boxes”, alcançar os concorrentes mais lentos. Estando seca a pista, essa bandeira deverá ser usada com moderação. Em contrapartida, quando a pista estiver molhada, e os pilotos, sobretudo os de veículos do tipo monolugar tiverem dificuldades de visualizar os veículos que estiverem seguindo através da nuvem de água levantada, a bandeira azul constituir-se na sinalização preventiva por excelência.

    Bandeiras Significado e Mostragem Brancacomcruzvermalhana
    Bandeira Branca com uma Cruz Vermelha: Deverá ser mostrada quando começam a cair chuvisco e as condições de aderência alterem e passa a ser mostrada em simultâneo com a bandeira amarela com lista vermelhas quando começa chover.

    Outras sinalizações: Um extintor portátil poderá ser apresentado a um piloto, a fim de informar-lhe que seu veículo está em chamas.

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 9:52 pm